SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue4Carvedilol in conjuctive tissue of rats during hypertrophic cardiomyopathyPhenotypic and genotypic variabilities of Staphylococcus aureus strains isolated from bovine subclinical mastitis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

MARIA RAQUEL HIDALGO, Campos et al. Caracterização fenotípica pelo antibiograma de cepas de Escherichia coli isoladas de manipuladores, de leite cru e de queijo "Minas Frescal" em um laticínio de Goiás, Brasil. Cienc. Rural [online]. 2006, vol.36, n.4, pp. 1221-1227. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782006000400027.

Este trabalho objetivou caracterizar fenotipicamente isolados de Escherichia coli a partir de amostras obtidas de mãos e narizes de manipuladores, de leite cru e de queijo Minas Frescal produzidos em um laticínio em Goiás, Brasil, visando a estabelecer uma relação de contaminação entre o manipulador e/ou a matéria-prima e o produto final. Foram coletadas 24 amostras de leite cru e de queijo Minas Frescal, 46 swabs de mãos e 46 de narizes dos manipuladores envolvidos na fabricação do queijo, no período entre março/2004 e fevereiro/2005. As 69 cepas isoladas foram submetidas ao teste de suscetibilidade a seis antimicrobianos (ampicilina, cefalotina, ciprofloxacina, gentamicina, sulfametoxazol trimetoprin e tetraciclina) e, a partir deste teste, foi possível agrupá-las em 17 diferentes perfis fenotípicos (A-Q). Somente um perfil fenotípico (E) foi semelhante entre cepas de E. coli isoladas, tanto de amostra de queijo (14Qb) como de um dos manipuladores (10M1). Tal resultado sugere uma possível contaminação do produto durante a sua manipulação; portanto, apenas neste caso pôde-se estabelecer a origem da E. coli para o queijo. Nas demais situações, não foi possível determinar a fonte da bactéria para o queijo. Conclui-se que o antibiograma não se mostrou um teste eficiente na determinação da fonte de microrganismos para o produto final.

Keywords : Coliformes; manipulação; leite cru; queijo Minas Frescal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese