SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue4Macro minerals to beef cattle in the native pastures of Campos de Cima da Serra - RS, BrazilSimulation model of rotative and continuous grazing systems of ryegrass (Lolium multiflorum Lam.) in bovine cattle author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

CRANCIO, Leonardo Araripe et al. Ganho de peso de novilhas em pastagem nativa da Serra do Sudeste do RS submetida ao controle de plantas indesejáveis e intensidades de pastejo. Cienc. Rural [online]. 2006, vol.36, n.4, pp. 1265-1271. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782006000400034.

Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de métodos de controle de espécies indesejáveis e de intensidades de pastejo sobre o desempenho animal em pastagem nativa da Serra do Sudeste do Rio Grande do Sul. Foram utilizados os métodos de controle: roçada de primavera (RP), roçada de outono (RO), controle químico (Q) e um tratamento testemunha (T), todos submetidos a dois níveis de oferta de forragem, médio (8%) e alto (14%), expressos em kg de matéria seca diariamente ofertada para cada 100kg de peso vivo animal. O delineamento experimental empregado foi o de blocos completamente casualizados, num arranjo fatorial com duas repetições. A análise estatística não demonstrou interação entre os fatores estudados, bem como existência de diferença entre os métodos de controle de espécies indesejáveis para as variáveis de produção primária e secundária (P>0,1). Não houve diferença de ganho médio diário entre os níveis de oferta de forragem estudados (P>0,1). Animais submetidos à alta oferta de forragem apresentaram menor perda de peso por unidade de área (P<0,1).

Keywords : controle químico; oferta de forragem; roçada.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese