SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue4Occurrence of Phakopsora euvitis Ono, Santa Maria, Rio Grande do SulMorphometric measurements of males and females of Oncideres dejeani Thompson, 1868 (Coleoptera: Cerambycidae) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

FRANCISCO, Edimara Aparecida; MOCHI, Dinalva Alves; CORREIA, Antônia do Carmo Barcelos  and  MONTEIRO, Antonio Carlos. Influência de meios de cultura em teste de viabilidade de fungos entomopatogênicos. Cienc. Rural [online]. 2006, vol.36, n.4, pp. 1309-1312. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782006000400043.

O presente trabalho objetivou investigar se meios de cultura utilizados em teste de viabilidade afetam a germinação de conídios de cinco isolados de Lecanicillium lecanii, cinco de Beauveria bassiana e quatro de Paecilomyces fumosoroseus. Os testes foram realizados em lâminas de microscopia contendo um dos seguintes meios de cultura: Ágar-água (AA), Meio Mínimo (MM), Batata, dextrose e ágar (BDA), Batata, dextrose, ágar e 1% de extrato de levedura (BDAL), Sabouraud, dextrose, ágar e extrato de levedura (SDAL) e Meio Completo (MC). Delimitaram-se três áreas por lâmina e em cada uma aplicou-se 0,05mL de uma suspensão com concentração de 5,5 x 105 conídios ml-1. Para cada isolado foi realizado um bioensaio, com seis tratamentos e cinco repetições. Avaliou-se a germinação 15 horas após incubação, a 26±0,5ºC. Os meios de cultura influíram na capacidade de germinação das três espécies estudadas, ocorrendo variações inter e intraespecíficas. Verificou-se que os meios Completo e BDA proporcionaram as maiores porcentagens de germinação dos isolados de L. lecanii, sendo que e as menores foram obtidas nos meios SDAL e AA. Os meios ricos em nutrientes (BDA, BDAL e Completo) favoreceram a germinação dos isolados de B. bassiana, o que não ocorreu com os meios pobres (AA e MM). Nos meios Completo e BDA foram obtidas as maiores porcentagens de germinação dos isolados de P. fumosoroseus. As menores percentagens, por sua vez, foram obtidas no meio SDAL. Entretanto, alguns isolados apresentaram alta germinação em meios pobres em nutrientes (AA e MM).

Keywords : Beauveria bassiana; Lecanicillium lecanii; Paecilomyces fumosoroseus; controle microbiano; germinação.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English