SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue4Influence of culture media in viability test of conidia of entomopathogenic fungiSemi-selective medium for isolation of Xanthomonas campestris pv. viticola author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

SEFFRIN, Rita de Cássia Andrade dos Santos; COSTA, Ervandil Corrêa; COUTO, Mara Rúbia Machado  and  LOPES, Sidinei José. Medidas morfométricas de fêmeas e machos de Oncideres dejeani Thompson, 1868 (Coleoptera: Cerambycidae). Cienc. Rural [online]. 2006, vol.36, n.4, pp. 1313-1316. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782006000400044.

O objetivo deste trabalho foi identificar aspectos morfológicos de Oncideres dejeani que possibilitem a diferenciação sexual destes insetos. Dados da morfometria de 25 casais de insetos obtidos com auxílio de um microscópio estereoscópico e de um paquímetro mostram que o comprimento e a largura dos fêmures dos exemplares machos são menores do que os dos exemplares fêmeas, porém apresentam antenas maiores, havendo uma diferenciação no tamanho das antenas após o quarto antenômero, pelo teste de Mann-Whitney, em 5% de probabilidade de erro. Fêmeas e machos também apresentaram diferenças significativas quanto às medidas de comprimento do élitro, à largura entre os tubérculos, à largura apical do élitro e à largura posterior do protórax. Pela praticidade de obtenção, as medidas do tamanho do corpo e do comprimento de antenas podem ser consideradas suficientes como dados morfométricos de diferenciação sexual desta espécie.

Keywords : acácia-negra; serrador; besouro.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese