SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue4Capybara's (Hydrochoerus hydrochaeris) hematological values free ranging life from Campinas regions, São Paulo state, BrazilParasitism of Amblyomma fuscum (Acari: Ixodidae) on humans author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

MACHADO, Gisele Fabrino; VASCONCELOS, Rosemeri de Oliveira; LUVIZOTTO, Maria Cecília Rui  and  CANDIDO, Terezinha Cristina. Encefalite piogranulomatosa micótica em um cão com leishmaniose. Cienc. Rural [online]. 2006, vol.36, n.4, pp. 1325-1327. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782006000400047.

É relatado um caso de encefalite piogranulomatosa em um cão fêmea de um ano de idade, da raça Fila Brasileiro. Ao exame macroscópico do cérebro, evidenciou-se área amolecida e hemorrágica no córtex frontal direito e na superfície de corte do hemisfério esquerdo, afetando a substância branca e áreas corticais profundas. O diagnóstico de encefalite piogranulomatosa micótica multifocal foi realizado através de exame histopatológico, que mostrou a presença de macrófagos, células gigantes, focos de hemorragia e hifas septadas de coloração marrom, com distribuição difusa e invadindo a luz de vasos. A identificação de formas amastigotas "no imprint" de linfonodo poplíteo confirmou o diagnóstico de leishmaniose. A infecção micótica no cérebro deste cão foi relacionada com a ocorrência concomitante de leishmaniose, uma doença imunossupressora.

Keywords : leishmaniose; encefalite micótica; cão.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English