SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue4Fungal pyogranulomatous encephalitis in a dog with leishmaniosisFirst report in Brazil of bovine necrotic mastitis due to Clostridium perfringens type A author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

MARQUES, Sandro et al. Parasitismo de Amblyomma fuscum (Acari: Ixodidae) em humanos. Cienc. Rural [online]. 2006, vol.36, n.4, pp. 1328-1330. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782006000400048.

Amblyomma fuscum é uma espécie rara de carrapato, recentemente revalidada, com poucos registros de ocorrência na literatura. Neste trabalho, são informados dois registros de parasitismo de A. fuscum em seres humanos: um no Estado de São Paulo (SP) e outro possivelmente oriundo do Estado de Santa Catarina (SC), Brasil. Tratam-se dos primeiros registros de parasitismo em humano por esta espécie de carrapato. Um espécime adulto fêmea de A. fuscum foi coletado quando encontrava-se fixado à palma da mão de um dos autores deste trabalho, no município de Guarujá, SP. O segundo espécime, também adulto fêmea, foi coletado quando se encontrava fixado ao tornozelo de uma cidadã da cidade de São Paulo, que havia retornado de Lagoa da Conceição, em Florianópolis, SC, três dias antes. O presente registro de A. fuscum no município de Guarujá, SP, e outro possivelmente oriundo de Florianópolis, SC, reforça os achados prévios deste carrapato nesses dois Estados, especialmente em região costeira. Embora o estágio adulto de A. fuscum tenha sido associado primariamente com répteis, os vários registros em mamíferos (Carnivora e Edentata) e o presente registro em seres humanos sugerem uma baixa especificidade parasitária.

Keywords : Amblyomma fuscum; carrapato; parasitismo humano; São Paulo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese