SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue3Histological and morphological aspects of different grain coffee qualitiesStorage of cv. "Granada" peach fruit in controlled atmosphere aiming the transport for long distances author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

STRECK, Luciano et al. Sistema de produção de alface em ambiente parcialmente modificado por túneis baixos. Cienc. Rural [online]. 2007, vol.37, n.3, pp. 667-675. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782007000300011.

O objetivo no trabalho foi obter um sistema para a produção de alface em túneis baixos, ao longo de todo o ano, e que minimize o manejo de ventilação. Para isso, foram realizados 13 cultivos de alface no período de outubro de 1994 a julho de 1997. Os tratamentos de inverno constaram dos seguintes tipos de coberturas: a) Cultivo em túnel convencional com cobertura de polietileno de baixa densidade e com manejo conforme as condições meteorológicas; b)cultivo em túnel plástico com 3% de área perfurada, sem manejo diário de ventilação; c) cultivo em túnel plástico tipo guarda-chuva com as laterais abertas na base o ano inteiro, sem manejo diário de ventilação; d) cultivo testemunha sem cobertura durante todo o ano. Os tratamentos de verão constaram dos anteriormente citados, sendo as coberturas, dos tratamentos com túneis convencionais e perfurados substituídas por tela plástica preta de 30% de sombreamento. Os resultados obtidos permitem indicar como sistema para produção de alface ao longo de todo o ano a utilização de túneis cobertos com polietileno transparente em forma de guarda-chuva. Recomenda-se esta técnica, sendo necessário apenas o ajuste da altura das aberturas laterais de acordo com a época do ano.

Keywords : hortaliças folhosas; túnel convencional; túnel guarda-chuva; túnel perfurado; túnel tela plástica; ventilação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese