SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue5Genetic and environment factors on probability of early pregnancy of Caracu cattleImpact of the truck design on welfare and meat quality in pigs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

CARVALHO, Sérgio et al. Desempenho e avaliação econômica da alimentação de cordeiros confinados com dietas contendo diferentes relações volumoso: concentrado. Cienc. Rural [online]. 2007, vol.37, n.5, pp. 1411-1417. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782007000500030.

Este estudo objetivou avaliar o efeito do uso de diferentes relações volumoso:concentrado sobre o desempenho, as características de carcaça e o conteúdo gastrintestinal de cordeiros, bem como realizar uma avaliação econômica da alimentação de cordeiros confinados na fase de terminação. Foram utilizados 25 cordeiros, machos não-castrados, da raça Texel, desmamados com a idade média de 60 dias, e distribuídos aleatoriamente em cinco tratamentos, compostos por diferentes relações volumoso:concentrado, sendo: 30:70; 40:60; 50:50; 60:40 e 70:30, em base da matéria seca (MS). O volumoso utilizado foi o feno de Tifton-85 e o alimento concentrado era constituído por ração comercial, farelo de soja, calcário calcítico e fosfato bicálcico, em diferentes proporções. O período experimental teve duração de 80 dias, quando os animais foram abatidos. O aumento do teor de volumoso e a diminuição no teor de concentrado nas dietas promoveu redução linear (P£0,01) no ganho de peso diário e peso vivo ao abate. O consumo de matéria seca e a conversão alimentar foram influenciados de forma quadrática pelo aumento da relação volumoso:concentrado. Verificou-se redução linear (P£0,01) no peso de carcaça quente, rendimento de carcaça quente e nos pesos de quarto (perna), paleta, costilhar, pescoço e de vísceras verdes vazias, com o aumento do teor de volumoso e a diminuição no teor de concentrado nas dietas. Ocorreu crescimento linear nas proporções de vísceras verdes cheias (P£0,05) e de conteúdo gastrintestinal (P£0,01) com a elevação da proporção de volumoso e com a redução na proporção de concentrado nas dietas. A lucratividade em relação à venda dos cordeiros vivos não diferiu entre os tratamentos, apresentando um valor médio de R$ 57,00 por cordeiro. Houve redução linear (P£0,05) na lucratividade em relação à venda das carcaças dos cordeiros com o aumento da proporção de volumoso e com a diminuição na proporção de concentrado nas dietas.

Keywords : componentes do peso vivo; confinamento; ovinos; nutrição.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese