SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue5Effects of liming on chemical properties and soil fauna in no-tillage systemImmunogenicity of commercial inactivated bovine herpesvirus type 1 vaccines author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

OLIVEIRA, Ezequiel de; SILVA, Fábio Moreira da; SOUZA, Zigomar Menezes de  and  FIGUEIREDO, Carlos Augusto Pereira de. Influência da colheita mecanizada na produção cafeeira. Cienc. Rural [online]. 2007, vol.37, n.5, pp. 1466-1470. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782007000500041.

A colheita mecanizada de café no sul de Minas Gerais tem promovido uma melhor qualidade do produto e redução de perdas, aumentando os lucros dos cafeicultores. Porém, a lavoura cafeeira ainda necessita de estudos sobre o efeito da mecanização na produtividade da cultura ao longo dos anos, uma vez que a colheita mecanizada malconduzida pode causar danos na planta. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da colheita mecanizada na produtividade da cultura cafeeira, ao longo dos anos, comparativamente com colheita no sistema manual. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado, com 8 tratamentos e 3 repetições, em parcelas aleatórias contendo em média 40 plantas nas safras de 2000 a 2004, realizando a colheita tanto de forma mecanizada quanto manual. A produtividade da lavoura cafeeira não foi influenciada pela colheita mecanizada ao longo dos anos, passando a colhedora uma ou duas vezes na lavoura. O aumento de vibração das hastes promoveu uma maior quantidade de grãos colhidos, porém a desfolha aumentou proporcionalmente ao aumento de vibração. Com duas passadas da colhedora, a desfolha foi maior que a colheita manual em todas as safras agrícolas estudadas.

Keywords : café arábico; mecanização agrícola; desfolha.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese