SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número6Resíduos da agroindústria de chá preto como substrato para produção de mudas de hortaliçasDegenerescência da polpa e respiração de quivi cv. "Bruno" em função das condições de armazenamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciência Rural

versão impressa ISSN 0103-8478

Resumo

SANTOS, Janaína Pereira dos; WAMSER, Anderson Fernando  e  DENARDI, Frederico. Qualidade de frutos ensacados em diferentes genótipos de macieira. Cienc. Rural [online]. 2007, vol.37, n.6, pp. 1614-1620. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782007000600017.

Este trabalho teve como objetivos verificar se o ensacamento e a retirada das embalagens em diferentes épocas afetam a qualidade dos frutos de diferentes genótipos de macieira. O estudo foi conduzido em pomar orgânico de maçãs, na Epagri/Estação Experimental de Caçador, SC, durante a safra 2005/06, com as cultivares "Fuji Suprema" e "Royal Gala" e com as seleções M-11/00, M-13/00 e MR-11/90. Utilizou-se o delineamento completamente ao acaso, composto por cinco repetições, sendo que cada planta constituiu uma repetição, e desta ensacaram-se todos os frutos. Os tratamentos foram compostos por três épocas de retirada das embalagens (15 e sete dias antes da colheita e na colheita); dois tipos de embalagens (saco de papel manteiga parafinado branco e saco de polipropileno microperfurado transparente); e o controle (frutos não ensacados). Avaliaram-se diâmetro, peso, maturação através da cor de fundo, russeting e queimadura pelo sol. Verificou-se que o ensacamento pode influenciar o tamanho e o peso de frutos em relação aos frutos não ensacados. O tipo de embalagem e o maior tempo de permanência destas nos frutos podem afetar a maturação. Não houve nenhum efeito do ensacamento ou do tipo e época de embalagem sobre a incidência de "russeting". A embalagem de polipropileno microperfurado transparente propiciou em "Fuji Suprema", "Royal Gala" e "MR-11/90" mais queimaduras de frutos em relação à embalagem de papel manteiga parafinado e ao tratamento controle.

Palavras-chave : Malus domestica; coloração de frutos; fruticultura de clima temperado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português