SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número6Lâminas de irrigação e coberturas do solo sobre a incidência da mancha fisiológica e produtividade do mamão "Golden"Estimativa da disponibilidade de forragem do bioma Campos Sulinos a partir de dados radiométricos orbitais: parametrização do submodelo espectral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciência Rural

versão impressa ISSN 0103-8478

Resumo

CONCEICAO, Daniele et al. Redução de cromo hexavalente por bactérias isoladas de solos contaminados com cromo. Cienc. Rural [online]. 2007, vol.37, n.6, pp. 1661-1667. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782007000600024.

A redução do Cr(VI) para Cr(III) diminui a toxidade deste metal no ambiente, uma vez que o Cr(III) é insolúvel às membranas biológicas. Assim, a redução microbiana do Cr(VI) é uma alternativa para reduzir os impactos ambientais causados por este metal, utilizado em diversos processos industriais. O objetivo deste trabalho foi selecionar microrganismos a partir de solo contaminado com cromo e caracterizar sua capacidade de redução do Cr(VI) durante o crescimento celular. A atividade de redução do Cr(VI) pelos isolados foi quantificada com o reagente de s-difenilcarbazida. No isolamento, foram obtidas 20 bactérias resistentes a cromo(VI); seis destas foram capazes de reduzir acima de 100mg L-1 Cr(VI) em 24 horas. As bactérias selecionadas foram eficientes na redução do Cr(VI) e apresentam potencial para outros estudos, visando à aplicação em processos de biorremediação.

Palavras-chave : biorremediação; cromo hexavalente; bactérias resistentes a cromo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português