SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue1Degenerative progressive hereditary mieloencefalopathy (Weaver Syndrome) in Gir calvesPerformance of cull cows receiving diets with or without monensin author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

VELHO, João Pedro et al. Frações nitrogenadas de silagens de milho "safrinha" sob diferentes tempos de exposição ao ar antes da ensilagem. Cienc. Rural [online]. 2008, vol.38, n.1, pp. 166-172. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782008000100027.

Objetivou-se avaliar o efeito da maturidade dos grãos de milho e do tempo de exposição ao ar antes da ensilagem sobre o pH e os componentes nitrogenados de silagens de milho "safrinha". O experimento foi conduzido em delineamento completamente casualizado com arranjo fatorial 2 x 4, no qual foram testados dois estádios de maturidade (MA) ao corte (grão completamente leitoso (GL) ou grão ½ leitoso ½ farináceo (GF)) e quatro tempos de exposição ao ar (EX), sem compactação (0, 12, 24 e 36 horas) antes da ensilagem em minissilos. Houve efeito significativo (P<0,05) em relação aos MA e EX, para os teores de PB e NIDN, além de interação entre esses fatores para as variáveis pH, N-NH3 e NIDA. Devido à interação, a silagem feita no estádio GL produziu mais N-NH3 do que aquelas feitas no estádio GF. A interação entre os fatores MA e EX aumentam o valor médio de pH das silagens produzidas, porém com diferentes magnitudes. O manejo inadequado na ensilagem decorrente da demora no enchimento do silo aumenta a fração nitrogenada insolúvel, ou seja, diminui a degradabilidade protéica, porém afeta negativamente a digestibilidade e o valor nutritivo da silagem. Silagens de milho colhidas com grão leitoso comprometem a palatabilidade pelo maior teor de nitrogênio amoniacal.

Keywords : nitrogênio; N-NH3; NIDA; NIDN; pH; proteína bruta.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese