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Uso ou abuso em testes de comparações de média: conhecimento científico ou empírico?

Use or abuse in mean comparison tests: scientific or empiric knowledge?

O objetivo deste trabalho foi identificar quais os principais erros e acertos na aplicação de testes de comparação de médias em trabalhos científicos, demonstrando alternativas viáveis no sentido de aumentar a imparcialidade dos resultados obtidos pelos pesquisadores. Um dos maiores desafios do pesquisador é a interpretação dos resultados de forma fidedigna. Apesar da preocupação com a análise dos dados, muitas vezes pode ser observado certo descaso com a interpretação dos resultados, em que a aplicação incorreta de testes estatísticos pode levar à divulgação de informações pouco confiáveis. Foram revisados 226 trabalhos científicos publicados na revista Ciência Rural de 2002 a 2006, somente na área de Fitotecnia, sendo utilizados 148 trabalhos para discussão. A maioria dos trabalhos que estudaram mais de um fator foram classificados como incorretos (72%) devido ao abuso dos testes de comparações de médias. Por outro lado, 4 e 24% foram classificados como parcialmente corretos e corretos, respectivamente.

testes de comparação de médias; fatores qualitativos e quantitativos; contrastes


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