SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue6Utilization of rootstock citrus seedlings deriving of thinning and its initial vegetative developmentEconomical aspects of organic nutrient sources associated with soil tillage systems author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

QUINONES, Oscar Rafael Gadea et al. Características de solos construídos após mineração de carvão relacionadas ao processo de construção e à composição do material utilizado. Cienc. Rural [online]. 2008, vol.38, n.6, pp. 1564-1571. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782008000600012.

A mineração de carvão a céu aberto envolve a remoção do solo e de camadas geológicas, que devem ser repostos na seqüência original, visando a reabilitação das áreas mineradas. Este processo altera as características originais do solo e da paisagem. Neste sentido, perfis de solos construídos há 24 e 2 anos, em duas áreas mineradas no município de Minas do Leão (RS), foram avaliados quanto ao processo e à composição dos materiais utilizados na construção. Quanto ao processo de construção, foram determinadas as características morfológicas, a densidade, a condutividade hidraulica saturada e a capacidade de infiltração de água no solo. Em relação à composição dos materiais, determinaram-se granulometria, capacidade de traoca de cátions (CTC), teor de carbono orgânico (CO) e potenciais de neutralização e acidificação. Em ambas as áreas reconstituídas, o processo de construção aumentou a densidade e diminuiu a condutividade hidráulica saturada e a capacidade de infiltração de água no solo. A granulometria, a CTC e o teor de CO foram similares nas duas áreas amostradas, indicando que o processo de construção e os materiais utilizados foram semelhantes. A diminuição dos potenciais de neutralização e acidificação nos perfis de solos construídos há 24 anos indicou um avanço da sulfurização com o tempo de construção dos solos. Os solos em ambas as áreas apresentam sérias limitações para o desenvolvimento de vegetação, influindo negativamente para a recuperação dessas áreas e de áreas adjacentes.

Keywords : morfologia do solo; propriedades físicas; sulfurização; potencial de acidificação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese