SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue7Ascitic condemnations in broilers slaughtered under Federal Inspection between 2002 and 2006 in Rio Grande do Sul, BrazilIntrauterine artificial insemination of gilts using cryopreserved boar semen with dimetilacetamide and glycerol author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

TERRACIANO, Paula Barros et al. Criopreservação de espermatozóides eqüinos comparando duas curvas de congelamento combinadas com diluentes comerciais: uma análise laboratorial. Cienc. Rural [online]. 2008, vol.38, n.7, pp. 1972-1977. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782008000700027.

Durante o processo de criopreservação de sêmen, os espermatozóides sofrem alguns danos que resultam na diminuição da fertilidade deste. O presente estudo foi realizado com o objetivo de avaliar os efeitos da utilização combinada de duas curvas de congelamento com dois diluentes comerciais (FR-5® e Botu-Crio®) sobre a criopreservação de sêmen eqüino. Foram analisados 20 ejaculados de dois garanhões. As amostras foram avaliadas por microscopia de contraste de fase e microscopia de epifluorescência, observando-se a motilidade progressiva e total do sêmen pós-descongelamento e a integridade e a funcionalidade da membrana dos espermatozóides. A combinação entre curva automatizada e Botu-Crio® apresentou as maiores médias nas análises de motilidade total e progressiva, após o descongelamento. O diluente Botu-Crio®, isoladamente, preservou também as membranas destes, quando foram realizadas as análises de integridade utilizando teste com diacetato de carboxifluoresceína e iodeto de propídio e funcionalidade de membrana pelo teste hiposmótico.

Keywords : sêmen; eqüino; criopreservação; espermatozóide; crioprotetores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese