SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número7pH do meio de cultivo e crescimento de plântulas de ginseng brasileiro cultivadas in vitroBotulismo em bovinos leiteiros no Sul de Minas Gerais, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciência Rural

versão impressa ISSN 0103-8478

Resumo

BASSO, Paula Cristina et al. Dermatomicose e ceratite micótica causada por Exophiala sp em um cão. Cienc. Rural [online]. 2008, vol.38, n.7, pp. 2063-2067. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782008000700044.

Neste trabalho, descreve-se o diagnóstico e a conduta terapêutica aplicada em caso de dermatomicose e ceratite micótica causada por Exophiala sp em um cão com um ano e seis meses de idade. Os sinais clínicos incluíam alopecia, crostas, despigmentação e ulceração do plano nasal e focinho, e ceratite superficial bilateral no canto lateral dos olhos. Na cultura fúngica foi isolado Exophiala sp e o exame histopatológico da biopsia cutânea revelou dermatite nodular superficial e profunda granulomatosa. O tratamento com itraconazol sistêmico promoveu remissão dos sinais clínicos. Conclui-se que a realização de cultura fúngica e biópsia de pele são exames complementares eficazes no diagnóstico de dermatomicoses e que o emprego de itraconazol sistêmico pode ser efetivo no tratamento de dermatite fúngica e ceratite micótica causado por Exophiala sp em cão.

Palavras-chave : doenças fúngicas de pele; infecção corneana micótica; fungos dematiáceos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português