SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue8Cucurbitacin (Lagenaria vulgaris L.) starch bait improves efficiency of carbaril insecticide in the Diabrotica speciosa, in laboratoryOccurrence of insects in the aerial part of soybean in function of the weed control systems and conventional and genetically modified herbicide-tolerant varieties author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

CAMOCHENA, Rubia Cristiani; SANTOS, Idalmir dos  and  MAZARO, Sergio Miguel. Escala diagramática para avaliação da severidade da Mancha Ocular em milho causada por Kabatiella zeae. Cienc. Rural [online]. 2008, vol.38, n.8, pp. 2124-2131. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782008000800006.

O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma escala diagramática para avaliação da severidade da mancha ocular, causada por Kabatiella zeae, em folhas de milho, considerando os limites de severidade mínima e máxima da doença e os níveis intermediários. Os níveis de severidade observados em campo seguiram incrementos logarítmicos, obedecendo a "Lei do Estímulo de Weber-Fechner", representando: 0,9; 2,0; 4,0; 9,0; 18,0; 32,0 e 51,0% da área foliar lesionada. A validação da escala consistiu-se em duas etapas: na primeira, 10 avaliadores, com experiência na avaliação de doenças em plantas, avaliaram 30 folhas com diferentes níveis de severidade, com e sem o uso da escala diagramática. Na segunda etapa, outros 10 avaliadores, sem experiência na avaliação de doenças, fizeram as mesmas avaliações, com e sem uso da escala diagramática. Por meio de regressão linear, foram confrontados valores de severidade reais e estimados e foram analisadas a acurácia e a precisão dos avaliadores. Constatou-se melhora na acurácia e na precisão das estimativas visuais efetuadas com o auxílio da escala diagramática. A escala diagramática proposta foi considerada adequada para estimar a severidade da mancha ocular em milho, podendo ser utilizada em estudos epidemiológicos para avaliação de reação de genótipos à doença e para implementação de estratégias de controle da doença.

Keywords : validação; patometria; Zea mays.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese