SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue8Boron and calcium sprayed on 'Fuyu' persimmon tree prevent skin cracks, groove and browning of fruit during cold storageScion production of mint in function of age and different types of cutting author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

BRACKMANN, Auri et al. Qualidade da maçã "Gala" armazenada em atmosfera controlada associada à absorção e ao controle da síntese e da ação do etileno. Cienc. Rural [online]. 2008, vol.38, n.8, pp. 2151-2156. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782008000800010.

Este trabalho teve por objetivo avaliar o efeito da inibição da biossíntese de etileno no período pré-colheita e o efeito da inibição da ação ou da absorção do etileno durante o armazenamento em atmosfera controlada (AC; 1,2kPa de O2 + 2,5kPa de CO2 a 0°C) sobre a qualidade de maçãs cv. "Gala". Além disso, avaliou-se também o efeito combinado desses tratamentos. Os tratamentos avaliados foram: (1) armazenamento em AC (controle); (2) aplicação pré-colheita de AVG; (3) AVG + aplicação pós-colheita de 1-MCP; (4) aplicação de 1-MCP; (5) AVG + absorção do etileno durante todo o período de armazenamento; e (6) absorção de etileno. Após oito meses de armazenamento mais sete dias a 20°C, os frutos tratados com AVG apresentaram menor atividade da ACC oxidase. A combinação de AVG + 1-MCP ou AVG + absorção de etileno mantiveram menor produção de etileno até cinco dias de vida de prateleira a 20°C. Além disso, a firmeza da polpa dos frutos submetidos a esses tratamentos combinados manteve-se mais elevada. A cor de fundo da epiderme manteve-se mais verde nos frutos tratados com AVG, independente do tratamento em pós-colheita, demonstrando que a modificação da coloração da epiderme é mais afetada pelo etileno produzido ainda na pré-colheita. Portanto, conclui-se que a aplicação em pré-colheita de AVG associada com a absorção do etileno durante o armazenamento é mais eficiente no controle da maturação de maçãs "Gala", no entanto, a aplicação pré-colheita de AVG combinada com a aplicação pós-colheita de 1-MCP também é eficiente.

Keywords : Malus domestica Borkh; amadurecimento; aminoetoxivinilglicina; 1-metilciclopropeno; ACC oxidase.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese