SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue8Quality of 'Gala' apples stored in controlled atmosphere associated with ethylene absorption and control of its syntheses and actionSoil structural quality restoration by no-tillage system of a Hapludalf author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

CHAGAS, Jorge Henrique; PEREIRA PINTO, José Eduardo Brasil; BERTOLUCCI, Suzan Kelly Vilela  and  NALON, Felipe Hébia. Produção de mudas de hortelã-japonesa em função da idade e de diferentes tipos de estaca. Cienc. Rural [online]. 2008, vol.38, n.8, pp. 2157-2163. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782008000800011.

O objetivo deste trabalho foi verificar a influência de diferentes idades e tipos de estacas na produção de mudas de Mentha arvensis L. Foram avaliados quatro diferentes tipos de estacas: estacas apicais retiradas da parte aérea; estacas retiradas da parte aérea mediana; estacas retiradas da ponteira do estolão e estacas retiradas da parte mediana dos estolões. Os diferentes tipos de estaca foram avaliadas com 25 e 40 dias de cultivo. Foram empregadas estacas com 4-5cm de comprimento, enterradas 2/3 no substrato comercial Plantmax®. Foram avaliados, nos dois períodos de enraizamento (25 e 40 dias) nos diferentes tipos de estaca na bandeja, a altura, o número de brotações, a biomassa seca da parte aérea e das raízes e a porcentagem de mortalidade. As estacas, após os períodos de enraizamento foram transplantadas para canteiro e vasos. Foi também determinada a porcentagem de mortalidade e a biomassa seca da parte aérea, das raízes e estolões, após um cultivo por 30 dias. Os resultados mostraram que as estacas apicais da parte aérea aos 25 dias e aos 40 dias após o plantio na bandeja apresentaram maior enraizamento e desenvolvimento da parte aérea e baixa porcentagem de mortalidade. Aos 25 dias, as estacas apicais da parte aérea se desenvolveram estando as mudas aptas ao transplantio para o campo. Aos 30 dias após o transplantio, as estacas apicais da parte aérea apresentaram maior crescimento, exceto para biomassa seca dos estolões.

Keywords : Mentha arvensis L.; planta medicinal; estaquia; propagação vegetativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese