SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue8Diagnostic quality of mammary nodes biopsy with Super-core II® needle of bitchesExperimental cystoplasty in rabbits (Oryctolagus cuniculus) with bovine peritoneum conserved in 98% glycerol author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

PIGATTO, Juliana et al. Produção de pneumotórax em cães e manejo por toracoscopia paraxifóide transdiafragmática. Cienc. Rural [online]. 2008, vol.38, n.8, pp. 2210-2217. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782008000800019.

O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a técnica de toracoscopia paraxifóide transdiafragmática no diagnóstico e no tratamento do pneumotórax produzido experimentalmente em cães. Para tanto, foram utilizados 11 cães que foram submetidos à produção de pneumotórax grave a partir da aplicação de 10mLkg-1 de ar em cada hemitórax até apresentarem descompensação hemodinâmica. Concomitantemente, foram aferidas a correlação entre a pressão venosa central (PVC) e o volume de ar introduzido (mL kg-1), bem como FC, FR, TPC, SpO2 e coloração das mucosas. O pneumotórax foi tratado pela aplicação de dreno torácico por meio de um trocarte inserido no lado direito (seis animais) ou esquerdo (cinco animais) do apêndice xifóide por meio do diafragma. A introdução em volume igual ou superior a 50ml kg-1hemitórax-1 de ar causou descompensação cardiorrespiratória e elevação da PVC acima de 10cm H2O em todos os pacientes. A técnica proposta permitiu apropriado exame da cavidade torácica e aplicação do dreno com efetiva drenagem, sem a ocorrência de complicações trans e pós-operatórias, condição confirmada pela toracoscopia intercostal aos 15 dias de pós-operatório. Conclui-se que o modelo de produção do pneumotórax e a técnica de colocação de dreno proposta para o manejo dessa doença são adequados para cães.

Keywords : toracoscopia; dreno; tórax; canino.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese