SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue8Production of pneumothorax in dogs and treatment by transdiaphragmatic paraxiphoid thoracoscopyThe 1 MHz therapeutic ultrasound, in doses of 0.5W cm-2, on dog's bone tissue evaluated through optic densitometry in radiographic images author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

OLIVEIRA, Tatiana Catelan de; SCAVONE, Alessandra Regina Freixo; MACHADO, Márcia Rita Fernandes  and  MAZZUCATTO, Bárbara Cristina. Cistoplastia experimental em coelhos (Oryctolagus cuniculus) com peritônio bovino conservado em glicerol a 98%. Cienc. Rural [online]. 2008, vol.38, n.8, pp. 2218-2224. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782008000800020.

Neste estudo foi implantado um retalho de membrana peritoneal bovina em substituição a um fragmento da face ventral da bexiga de coelhos albinos, raça Nova Zelândia, adultos, machos não-castrados (n=12), com o intuito de avaliar o processo de reparação tecidual no que se refere à biocompatibilidade, à capacidade de reparação tecidual e a possíveis complicações. Aos sete, 14, 30 e 60 dias de pós-operatório, os animais foram eutanasiados, três em cada período, mediante o emprego de tiopental sódico (200mg kg-1), para posterior avaliação macroscópica e análise histopatológica da interface do implante com o tecido nativo. Macroscopicamente, foram observadas, em todos os períodos, aderências de estruturas adjacentes ao local do implante, presença de cálculos e ausência de sinais de rejeição. Sob microscopia de luz, aos sete, 14 e 30 dias de observação, o implante ainda estava presente, havia intensa reação inflamatória mista, neovascularização, fibroplasia e escassas fibras musculares, contudo, o epitélio e a lâmina própria não estavam reconstituídos. Aos 60 dias de avaliação, o implante não estava mais presente e todas as camadas vesicais encontravam-se reparadas. O implante foi biocompatível e forneceu arcabouço para orientação e desenvolvimento das camadas teciduais da bexiga, mediante processos de reparação, restabelecendo a estrutura do órgão.

Keywords : implante; membrana biológica; bexiga; coelhos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese