SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número8Contagem, isolamento e caracterização de bactérias psicrotróficas contaminantes de leite cru refrigeradoAspectos ecológicos dos pequenos estrongilídeos na região do Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciência Rural

versão impressa ISSN 0103-8478

Resumo

JOBIM, Marta Bañolas; SANTURIO, Janio Morais  e  DE LA RUE, Mario Luiz. Duddingtonia flagrans: controle biológico de nematodeos de bovinos a campo. Cienc. Rural [online]. 2008, vol.38, n.8, pp. 2256-2263. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782008000800026.

O controle biológico é um método para diminuir uma população pela utilização de antagonista natural. No presente estudo, testou-se a eficácia do fungo nematófago Duddingtonia flagrans no controle de nematódeos parasitos gastrintestinais de bovinos criados à campo no município de Júlio de Castilhos. Foram utilizados 20 bezerros, distribuídos igualmente em duas áreas formadas por pastagem nativa. O grupo A foi tratado com o fungo D. flagrans, cultivado em sorgo, numa concentração de 1x106clamidósporos kg-1 de peso animal, misturados em ração de manutenção, diariamente, durante oito meses. O grupo B serviu como controle e não recebeu fungo, apenas ração. Foram coletadas amostras para contagem de ovos por grama de fezes (OPG) semanalmente. Mensalmente, foram realizadas coproculturas para identificar as espécies de larvas de nematódeos, a pesagem dos animais e a coleta de pasto para contagem das larvas na pastagem. Dados de temperatura e índice pluviométrico foram registrados diariamente. O OPG foi reduzido no grupo tratado, em média 56,8,% nos últimos três meses de experimento, variando entre 40,4 e 67,1% no grupo tratado (P<0,001). A coprocultura demonstrou que os principais nematódeos encontrados em ambos os grupos foram dos gêneros Cooperia e Haemonchus. A contagem de larvas na pastagem obteve um percentual de redução 77,1% no grupo tratado ao final do experimento (P<0,01). Pôde-se concluir com este estudo que o papel do fungo Duddingtonia flagrans, é, sem dúvida, importante, principalmente, na diminuição do OPG e na redução significativa de larvas na pastagem. Portanto, este fungo nematófago é uma ferramenta biológica eficaz para ser empregado em um controle integrado de nematódeos de bovinos criados a campo.

Palavras-chave : controle biológico; nematódeo de bovinos; Duddingtonia flagrans; fungo nematófago; bovinos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português