SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue8Forage Arachis seeds quality and yield as affected by harvest timeUtilization of statistical techniques in two journals of fruticulture author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

SANTANA, José Raniere Ferreira de et al. Anatomia foliar de seis espécies de anonáceas cultivadas in vitro e em casa de vegetação. Cienc. Rural [online]. 2008, vol.38, n.8, pp. 2362-2365. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782008000800043.

A micropropagação de anonáceas poderá contribuir para a obtenção de plantios mais homogêneos e a inserção de novas espécies em sistemas produtivos. Entretanto, plantas cultivadas in vitro freqüentemente exibem alterações anatômicas e sua quantificação poderá auxiliar na obtenção de protocolos de cultivo mais eficientes. Realizou-se neste trabalho o estudo comparativo da anatomia foliar de seis espécies de anonáceas cultivadas in vitro e em casa de vegetação. Annona coriacea foi a única espécie que não apresentou variação na densidade e na dimensão dos estômatos quando cultivada in vitro, enquanto que, Annona bahiensis, Annona glabra, Annona squamosa e Rolinia silvatica apresentaram aumento na densidade estomática e na redução na espessura das epidermes foliares nesse tipo de cultivo.

Keywords : Annonaceae; micropropagação; desordens anatômicas; estômatos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese