SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue8Leaf anatomy of six species of Annonacea cultivated in vitro and greenhouseHealth quality of Butia capitata seeds in the north of Minas Gerais, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

CANTUARIAS-AVILES, Tatiana  and  DIAS, Carlos Tadeu dos Santos. Utilização de técnicas estatísticas em duas revistas de fruticultura. Cienc. Rural [online]. 2008, vol.38, n.8, pp. 2366-2370. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782008000800044.

Neste trabalho são descritas as técnicas de análise estatística utilizadas e a acessibilidade estatística em uma amostra dos artigos originais publicados no período 1996-2006 em duas revistas de pesquisa na área de fruticultura: a Revista Brasileira de Fruticultura (RBF) e a revista francesa Fruits. No total foram classificados 986 artigos em 16 categorias de análise estatística, ordenadas em grau ascendente de complexidade. No período analisado, foi constatado um aumento no uso de análises mais sofisticadas ao longo do tempo em ambos as revistas. Os trabalhos publicados pela RBF aplicaram com maior freqüência técnicas estatísticas mais complexas, com maior utilização de delineamentos em blocos aleatorizados, arranjos fatoriais, parcelas subdivididas e modelos hierárquicos, e do teste de Tukey para comparações múltiplas de médias. Nos trabalhos publicados pela revista Fruits, predominou o uso de outros testes paramétricos e do teste de Duncan. O pacote estatístico SAS foi o mais utilizado nos artigos publicados em ambas as revistas. Os leitores da revista RBF precisaram de um nível de conhecimento estatístico mais elevado para ter acesso à maior parte dos artigos publicados no período, em comparação com os leitores da revista francesa.

Keywords : técnicas de análise estatística; acessibilidade estatística; revistas de fruticultura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese