SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue8Health quality of Butia capitata seeds in the north of Minas Gerais, BrazilTotal articulated prosthesis for treatment of apendicular osteosarcoma in a dog author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

MEDEIROS, Fabrício Ardais et al. Utilização de um veículo aéreo não-tripulado em atividades de imageamento georeferenciado. Cienc. Rural [online]. 2008, vol.38, n.8, pp. 2375-2378. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782008000800046.

Este trabalho teve por objetivo desenvolver subsídios para propor um procedimento alternativo para aquisição de dados, telemetria, monitoramento e georeferenciamento das atividades agrícolas, por meio da acoplagem de equipamentos eletrônicos a um Veículo Aéreo Não-Tripulado (VANT). Para tal, foi desenvolvido um VANT na Universidade Federal de Santa Maria, no qual foram acoplados equipamentos para a coleta de imagens e a aquisição de pontos de referência. O equipamento desenvolvido mostrou imenso potencial para ser utilizado como ferramenta auxiliar na localização de áreas com falhas de germinação, na infestação de invasoras e no mapeamento de área. O maior entrave a um melhor emprego deste equipamento refere-se à baixa qualidade das imagens geradas, mostrando a necessidade de reavaliações do aparato utilizado.

Keywords : engenharia agrícola; agricultura de precisão; sensoriamento remoto; imagens aéreas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese