SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue8Dairy cows estrus estimation using predictive and quantitative methodsSilvopastoral system in the Amazon region: tool to increase the productive performance of buffaloes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

LUZ, Gean Lopes da et al. A questão do nitrato em alface hidropônica e a saúde humana. Cienc. Rural [online]. 2008, vol.38, n.8, pp. 2388-2394. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782008000800049.

A alface (Lactuca sativa L.) destaca-se como a espécie mais produzida em sistema hidropônico. Nesse tipo de cultivo, a maior parte do nitrogênio é fornecida na forma de nitrato, o que pode acarretar acúmulo deste íon nos vacúolos celulares. O teor de nitrato nas plantas depende de fatores genéticos, da disponibilidade desse nutriente no sistema radicular e de fatores ambientais. Diversos estudos indicam que o consumo de nitrato pode ser nocivo à saúde humana, causando metahemoglobinemia e câncer gástrico. Porém, pesquisas recentes discorrem que não há ligação entre nitrato e as doenças citadas, destacando ainda o papel benéfico do nitrato à saúde humana, como protetor contra gastrenterites. Existem indícios de que a presença de certas vitaminas em vegetais inibe uma possível ação negativa do nitrato. Altas concentrações de nitrato em alface cultivada sob hidroponia em países do norte europeu causaram apreensão da comunidade científica e de consumidores brasileiros. Porém, as pesquisas realizadas no Brasil demonstram que, por haver maior disponibilidade de radiação solar, devido às menores latitudes, os teores de nitrato encontrados em alface produzida em hidroponia são bastante inferiores aos limites máximos preconizados pela união européia, indicando não haver risco à saúde humana.

Keywords : Lactuca sativa L.; nitrato; metahemoglobinemia; câncer gástrico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese