SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue1Blood gas analysis of horses submitted to experimental obstruction of duodenum, ileum and large colonImmunogenicity of bovine herpesvirus 5 isolates as vaccine candidates author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

RAYMUNDO, Djeison Lutier et al. Intoxicação espontânea pelas larvas de Perreyia flavipes em bovinos no Estado de Santa Catarina, Brasil. Cienc. Rural [online]. 2009, vol.39, n.1, pp. 163-166. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782009000100025.

Neste trabalho, é descrito um surto de intoxicação por Perreyia flavipes ocorrido em agosto de 2006, em um rebanho bovino de 280 animais, no município de Sombrio, em Santa Catarina. Ocorreram 17 mortes em um lote de 77 bovinos de raça mista com idades entre um e dois anos mantidos em um piquete (P1) de aproximadamente 90 hectares por cerca de 30 dias. Após as primeiras duas mortes, os animais foram movidos para um segundo piquete (P2), onde ainda ocorreram 15 mortes nos cinco dias após a transferência. Seis bovinos foram necropsiados, e amostras de tecidos foram avaliadas para exame histológico. Os achados de necropsia incluíam hemorragias subcutâneas na mucosa do abomaso e superfície subepicárdica. Ascite e edema do abomaso, duodeno, pâncreas e vesícula biliar foram observados. O fígado apresentava-se amarelado com petéquias subcapsulares e acentuação do padrão lobular. No rúmen de três bovinos, foram encontrados fragmentos de corpos e cabeças de larvas de P. flavipes em meio ao conteúdo ruminal. Histologicamente o fígado apresentava tumefação hepatocelular e necrose centrolobular e mediozonal, difusa e acentuada, com hemorragia e congestão centrolobular. Havia depleção e necrose linfóide no baço, placas de Peyer e linfonodos mesentéricos. O diagnóstico de intoxicação pelas larvas da P. flavipes foi baseado nos dados epidemiológicos, nos achados de necropsia e nas alterações histopatológicas. As lesões hepáticas e em tecidos linfóides, além da grande quantidade de larvas de P. flavipes no primeiro piquete (P1) e no rúmen de animais necropsiados, foram dados importantes para o diagnóstico.

Keywords : Perreyia flavipes; necrose de fígado; bovinos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese