SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Efeito da intensidade luminosa sobre a capacidade de predação de larvas do peixe-rei marinho Odontesthes argentinensisEstenose de piloro em eqüino adulto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciência Rural

versão impressa ISSN 0103-8478

Resumo

FRANZO, Vanessa Sobue et al. Considerações biométricas do sistema respiratório de carcará (Polyborus plancus). Cienc. Rural [online]. 2009, vol.39, n.1, pp. 250-253. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782009000100041.

Neste trabalho, foram estudados os parâmetros biométricos das vísceras que compõem o sistema respiratório de oito carcarás de ambos os sexos, com pesos corpóreos e idades diferentes. As aves foram eutanasiadas, evisceradas e dissecadas. Em seguida os diferentes componentes do sistema respiratório foram estendidos em uma superfície plana, medidos com o auxílio de uma fita métrica em escala milimétrica e pesados em balança eletrônica de precisão. A análise estatística utilizada foi o teste T de Student com o nível de significância P≤0,05. Foi observado que, em carcarás fêmeas, o comprimento da laringe foi significativamente maior do que em carcarás machos. Além disso, a traquéia de carcarás fêmeas possui um menor comprimento do que a de galinha. Também foi observado que a relação entre o peso corpóreo e o peso da traquéia e do pulmão de carcarás é maior do que em Gallus gallus domesticus.

Palavras-chave : ave; carcará; sistema respiratório; anatomia; Polyborus plancus.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português