SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue5Agronomic performance of recombinant chili pepper inbred lines in two cultivation systemsGrowth, content and composition of lemon balm essential oil cultivated under color shading nets author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

NOMURA, Edson Shigueaki et al. Crescimento e produção de antúrio cultivado sob diferentes malhas de sombreamento. Cienc. Rural [online]. 2009, vol.39, n.5, pp. 1394-1400. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782009000500014.

O uso de malhas ou filmes plásticos de diferente naturezas ou cores pode alterar a qualidade espectral da radiação e, como consequência, o crescimento e a produção de uma cultura vegetal. O objetivo do presente trabalho foi avaliar aspectos do crescimento e da produção de Anthurium andraeanum 'Apalai' sob diferentes malhas de sombreamento. Para tal, mudas micropropagadas foram plantadas em canteiros sob quatro malhas com 70% de sombreamento (azul, vermelha, preta e termo-refletora). O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com quatro tratamentos e quatro repetições de quatro plantas úteis por parcela. As avaliações foram realizadas durante 12 meses, sendo iniciadas após a produção de hastes florais comercializáveis. A malha preta se sobressaiu em relação às demais, proporcionando a melhor condição para crescimento e produção do antúrio, bem como as maiores dimensões da haste floral, que são consideradas atributos de qualidade para flor de corte.

Keywords : Anthurium andraeanum; flor de corte; florescimento; malhas coloridas; qualidade espectral da radiação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese