SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue7Performance in feedlot and non carcass components in crossbred lambs from three genetic groupsDrying evaluation time and yacon (Smallanthus sonchifolius) enzymatic activity inhibition under chemical treatment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

SAVIAN, Taciana Villela; MUNIZ, Joel Augusto; SAFADI, Thelma  and  SILVA, Fabyano Fonseca e. Análise bayesiana para modelos de degradabilidade ruminal. Cienc. Rural [online]. 2009, vol.39, n.7, pp. 2169-2177. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782009000700033.

Neste estudo, utilizou-se a metodologia bayesiana para ajustar os modelos de ORSKOV & MCDONALD (1979) e MCDONALD (1981) a conjuntos de dados simulados e a um conjunto de dados de porcentagem de degradação da fibra em detergente neutro da gramínea coastcross (Cynodon dactylon x Cynodon nlemfuensis), ao longo do tempo. As amostras das distribuições marginais a posteriori dos parâmetros foram obtidas por meio dos métodos de Monte Carlo com cadeias de Markov (MCMC), especificamente, os algoritmos Amostrador de Gibbs e Metropolis-Hastings. A metodologia bayesiana mostrou-se eficiente, sendo avaliada e comprovada pelo estudo de simulação, que apresentou estimativas bem próximas ao valor paramétrico. As estimativas obtidas para os parâmetros dos modelos por meio da abordagem bayesiana mostraram-se bastante coerentes com os valores relatados na literatura. O modelo de Orskov e McDonald foi mais plausível que o modelo de McDonald na descrição dos dados de degradação.

Keywords : modelo não linear; degradabilidade in situ; métodos MCMC; inferência bayesiana.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese