Serviços Personalizados
Artigo
Indicadores
Links relacionados
Bookmark
Ciência Rural
versão impressa ISSN 0103-8478
Resumo
BRACHTVOGEL, Elizeu Luiz; PEREIRA, Francisco Rafael da Silva; CRUZ, Simério Carlos Silva e BICUDO, Sílvio José. Densidades populacionais de milho em arranjos espaciais convencional e equidistante entre plantas. Cienc. Rural [online]. 2009, vol.39, n.8, pp. 2334-2339. Epub 02-Out-2009. ISSN 0103-8478. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782009005000193.
A otimização da exploração do ambiente é necessária para a maximização do rendimento do milho. O arranjo de plantas (distribuição espacial e área ocupada pela planta) interage diretamente na competição intraespecífica por fatores do meio. Assim, o objetivo deste trabalho foi comparar as formas de distribuição espacial equidistante entre plantas de milho e o espaçamento de 0,80 metro na entrelinha, em populações de 30000 a 105000 plantas ha-1. O experimento foi conduzido em área de Nitossolo Vermelho distroférrico, de textura argilosa, em Botucatu (SP), na safra 2007/08. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados, e os tratamentos foram combinados em fatorial 2X6 (quatro repetições), em parcelas de 4,5 x 10m. Foram avaliados os caracteres comprimento e diâmetro de espiga e sabugo, comprimento do grão; número de fileiras, massa e número de grãos por espiga, porcentagem de plantas acamadas; número de grãos e de espigas por hectare, índice de espiga, massa de mil grãos e produtividade. Todos os parâmetros avaliados foram influenciados pelas populações e a porcentagem de plantas acamadas pelos arranjos espaciais, com interação para o diâmetro de espiga e de sabugo. De maneira geral, pode-se concluir que as características avaliadas são influenciadas predominantemente pelas densidades populacionais, independentemente do arranjo espacial.
Palavras-chave : espaçamento entrelinhas; densidade de plantas; ecofisiologia; componentes de produção; fitotecnia; Zea mays.












