SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue6Microclimatic alterations in a conilon coffee crop grown shaded by macadamia nut treeGas exchanges and cycle fhotosynthetic in fig tree 'Roxo de Valinhos' author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

BUTTOW, Miriam Valli et al. Diversidade genética entre acessos de pimentas e pimentões da Embrapa Clima Temperado. Cienc. Rural [online]. 2010, vol.40, n.6, pp. 1264-1269. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782010000600004.

Os acessos de pimentas e pimentões (Capsicum annuum L.) da Embrapa Clima Temperado constituem parte dos recursos genéticos de Capsicum. Contudo, é necessário conhecer o quanto esses genótipos são divergentes para que possam ser utilizados em programas de melhoramento. Os objetivos deste trabalho foram avaliar e caracterizar a divergência genética entre os acessos de C. annuum do banco ativo de germoplasma de Capsicum da Embrapa Clima Temperado. Foram caracterizados 20 acessos com base em 36 descritores morfológicos multicategóricos. A diversidade genética foi avaliada por meio do método de agrupamento de Tocher e UPGMA. O método de Tocher formou três grupos de acessos. Pelos critérios utilizados, os dois métodos foram concordantes em agrupar isoladamente o acesso P77, que apresenta caracteres morfológicos particulares em relação aos demais. O estudo realizado evidencia a existência de variabilidade genética moderada entre os 20 acessos de C. annuum estudados e apresenta acessos com características ornamentais, os quais podem ser incorporados em programas de melhoramento.

Keywords : Capsicum annuum; descritores morfológicos; recursos genéticos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese