SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue8Growth regulators applied on seedless grape 'Centennial Seedless'Tractor perfomance as a function of speed and seeder’s tire inflation pressure author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

LONE, Alessandro Borini et al. Enraizamento de estacas de azaleia (Rhododendron simsii Planch.) no outono em AIB e diferentes substratos. Cienc. Rural [online]. 2010, vol.40, n.8, pp. 1720-1725. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782010000800008.

A azaleia é uma planta ornamental propagada comercialmente por meio de estacas, sendo difícil o seu o enraizamento em muitos casos, o que resulta em baixa produção de mudas. O objetivo do trabalho foi avaliar o uso do AIB e o efeito de diferentes substratos sobre o enraizamento de estacas herbáceas de azaleia no outono. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, com cinco repetições, em um fatorial 2x3, sendo adotados os fatores: aplicação ou não de ácido indol butírico - AIB (0mg L-1 e 1.000mg L-1) e tipos de substratos (vermiculita - grânulos médios, casca de arroz carbonizada e fibra de coco). Após 76 dias, foram avaliadas as seguintes variáveis: retenção foliar (%), estacas enraizadas (%), sobrevivência das estacas (%), comprimento da maior raiz, número de folhas, massa de matéria fresca das raízes por estaca, pH e condutividade elétrica dos substratos. Os resultados mostraram não haver diferenças para o enraizamento pela aplicação ou não de AIB. As estacas enraizadas em casca de arroz carbonizada e vermiculita apresentaram número superior de folhas em relação às estacas do substrato fibra de coco. No entanto, a fibra de coco e a casca de arroz carbonizada proporcionaram um maior comprimento de raiz. Para massa de matéria fresca por estaca, a fibra de coco também apresentou o melhor resultado. Não houve contribuição do AIB no enraizamento de estacas de azaleia, e o substrato fibra de coco foi o que apresentou melhor desempenho para o enraizamento das estacas.

Keywords : estaquia; auxina; produção de mudas; fibra de coco.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese