SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue10Cover crops phytomass and nutrient accumulation and castor bean grown in succession under no-tillage systemAnesthesia of silver catfish with eugenol: time of induction, cortisol response and sensory analysis of fillet author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

COELHO, Fabrício Fernandes  and  GIASSON, Elvio. Comparação de métodos para mapeamento digital de solos com utilização de sistema de informação geográfica. Cienc. Rural [online]. 2010, vol.40, n.10, pp. 2099-2106.  Epub Oct 01, 2010. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782010005000156.

Mapas pedológicos são fontes de informações primordiais para planejamento e manejo do uso do solo, porém apresentam altos custos de produção. A fim de produzir mapas de solos a partir de mapas existentes, neste trabalho, foram comparados métodos de classificação em estágio único (Regressões Logísticas Múltiplas Multinomiais e Bayes) e em estágios múltiplos (Classification and Regression Trees (CART), J48 e Logistic Model Trees (LMT)) com a utilização de sistemas de informações geográficas e de variáveis geomorfométricas para produção de mapas pedológicos com legenda original e simplificada. A base de dados foi gerenciada em aplicativo computacional ArcGis, em que as variáveis e o mapa original foram relacionados por meio de amostras de treinamento para os algoritmos. Os resultados dos algoritmos obtidos no software Weka foram implementados no ArcGis, para a confecção dos mapas. Foram geradas matrizes de erros para análise de acurácias dos mapas. As variáveis geomorfométricas de declividade, perfil e plano de curvatura, elevação e índice de umidade topográfica são aquelas que melhor explicam a distribuição espacial das classes de solo. Os métodos de classificação em estágio múltiplo apresentaram sensíveis melhoras nas acurácias globais, porém significativas melhoras nos índices Kappa. A utilização de legenda simplificada aumentou significativamente as acurácias do produtor e do usuário.

Keywords : modelo digital de elevação; variáveis geomorfométricas; classificação em estágio único; classificação hierárquica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese     · press release in English | Portuguese