SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue12Physical and chemical attributes of the soil under grazing Areas of the Region of Micro Swamp ParaibanoHypsometric relation to Pinus caribaea var. hondurensis and Pinus tecunumanii in pure stand in Rondônia State author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

RODY, Yhasmin Paiva et al. Delimitação de sítios ambientais homogêneos no Estado do Espírito Santo, com base no relevo, solo e clima. Cienc. Rural [online]. 2010, vol.40, n.12, pp. 2493-2498. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782010001200009.

Este trabalho teve como objetivo definir sítios ambientais homogêneos no Estado do Espírito Santo, a fim de indicar o uso potencial do solo de todo o seu território. Técnicas estatísticas multivariadas foram empregadas sobre informações do relevo, coordenadas geográficas, dados do solo e clima. A disponibilidade hídrica e a evapotranspiração real e potencial foram determinadas a partir do resultado do balanço hídrico climatológico. Inicialmente, foi executada a análise de componentes principais (ACP) sobre os dados climáticos e, em seguida, a de agrupamento nas informações do relevo, solo, nos escores climáticos provenientes da ACP e nas coordenadas geográficas. Os dois primeiros eixos da ACP explicam cerca de 85,3% da variância total acumulada. Após a rotação dos componentes principais, as melhores variáveis correlacionadas ao primeiro eixo foram a amplitude térmica, a temperatura média anual, seguida da evapotranspiração real. Foram definidos seis sítios ambientais para o Estado do Espírito Santo e alguns apresentaram similaridades ao clima. As variáveis topográficas foram os fatores de maior influência na diferenciação dos sítios. A metodologia se mostrou adequada na definição dos sítios.

Keywords : zoneamento climático; estatística multivariada; balanço hídrico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese