SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue9Different times of neuromuscular electrical stimulation medium frequency (kotz) in dogsBlood profile of japanese quail (Coturnix japonica) under thermal stress author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

CAMILLO, Giovana et al. Reação de imunofluorescência indireta para detecção de anticorpos anti-Neospora caninum em amostras coletivas de leite. Cienc. Rural [online]. 2011, vol.41, n.9, pp. 1600-1604. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782011000900018.

O objetivo deste estudo foi determinar a presença de anticorpos anti-Neospora caninum em amostras coletivas de leite, através da reação de imunofluorescência indireta (RIFI). Para isso, foram coletadas amostras do leite dos tanques refrigerados de 36 rebanhos, das quais foram selecionadas 14 para coletas de amostras individuais de soro sanguíneo e de leite das vacas. Encontrou-se correlação em 12 dos 14 rebanhos selecionados para a amostragem individual dos animais, em comparação à detecção de anticorpos nas amostras coletivas de leite. Foi observada uma concordância de 76% comparando-se o resultado das amostras coletivas com os resultados individuais de leite. Observaram-se baixos títulos de anticorpos (50) no soro sanguíneo dos animais soropositivos, cujos resultados da RIFI no leite coletivo e no sangue foram discordantes. Assim, a partir dos resultados deste estudo, pode-se concluir que a utilização de testes sorológicos para detecção de anticorpos anti-N. caninum em amostras coletivas de leite através da RIFI pode ser uma opção ao diagnóstico para a triagem de rebanhos positivos bem como para estudos epidemiológicos.

Keywords : RIFI; neosporose; rebanhos leiteiros; diagnóstico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese     · press release in English | Portuguese