SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue10Field selection of native rhizobio for bird’s-foot trefoilChromosome polymorphism in Capsicum chinense Jacq. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

SICHONANY, Oni Reasilvia de Almeida Oliveira et al. Sistema computacional de gerenciamento para acompanhamento de desempenho de máquinas agrícolas instrumentadas com sensores. Cienc. Rural [online]. 2011, vol.41, n.10, pp. 1773-1776. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782011001000016.

O G-SADA é um sistema computacional de gerenciamento que auxilia o gerente da propriedade rural e o operador da máquina agrícola nas tomadas de decisão, informando sobre valores de operações fora dos padrões. O sistema tem como características permitir a) o acompanhamento do desempenho da máquina enquanto ela está em operação no campo, com funcionalidades em tempo real, b) a mobilidade do usuário por poder ser acessado a partir de qualquer tipo de computador, incluindo dispositivos móveis, como smartphones, e c) possuir funcionalidades de acesso à base de dados estática. Um dos resultados deste trabalho é a modelagem de dados e de funções de uma aplicação que utiliza dados armazenados dinamicamente com a máquina em operação no campo, fornecidos por sensores implantados na máquina agrícola, disponibilizando informações em tempo real.

Keywords : sistema de apoio à decisão; sistema gerencial; computação pervasiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese