SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número11Accelerated aging in lettuce seedsUsing of regression plateau models in estimation of plot sizes for experiments with passion fruit índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciência Rural

versión impresa ISSN 0103-8478

Resumen

FLORES, Patrícia Silva et al. Caracterização físico-química de frutos de maracujazeiro amarelo provenientes da irradiação com raios gama. Cienc. Rural [online]. 2011, vol.41, n.11, pp. 1903-1906. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782011001100009.

A indução de mutações tem sido utilizada em programas de melhoramento de algumas culturas economicamente importantes, como ferramenta para complementar as técnicas de melhoramento convencional. Em estudos prévios, observou-se que, através da indução de mutações com irradiações com raios gama, foi possível obter plantas de maracujazeiro amarelo resistentes a fusariose, uma das principais doenças que ataca a cultura. Porém, estudos sobre caracteres agronômicos relacionados com a qualidade dos frutos são fundamentais para avaliação desses genótipos resistentes. Neste trabalho, foram analisadas as características físicas e químicas dos frutos de plantas de Passiflora edulis Sims provenientes da irradiação com raios gama. Os valores obtidos com as análises foram muito próximos àqueles encontrados na literatura relacionada com a caracterização físico-química de frutos de maracujazeiro amarelo. Porém, será necessário o melhoramento para redução da espessura da casca.

Palabras llave : Passiflora edulis; qualidade do fruto; indução de mutações.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués