SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número12Doses de nitrogênio e do redutor de crescimento trinexapac-etil na cultura do trigoArmazenamento de sementes de braquiária peletizadas e tratadas com fungicida e inseticida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência Rural

versão impressa ISSN 0103-8478

Resumo

MARCHESAN, Enio et al. Fontes alternativas à ureia no fornecimento de nitrogênio para o arroz irrigado. Cienc. Rural [online]. 2011, vol.41, n.12, pp. 2053-2059. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782011001200003.

A ureia é a principal fonte de N usada na agricultura, mas apresenta grandes perdas em arroz irrigado por alagamento. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência de fontes de N alternativas à ureia para utilização pelo arroz irrigado aplicadas em diferentes estádios de desenvolvimento da planta através da quantificação da volatilização de N-NH3 e de parâmetros agronômicos. O experimento foi realizado em campo nos anos agrícolas 2007/08 e 2008/09. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso com quatro repetições. Os tratamentos foram compostos de diferentes fontes de N aplicados na semeadura, no perfilhamento e no estádio de diferenciação floral: testemunha sem aplicação de N, ureia, ureia+inibidor de urease, duas fontes de N líquido (N-28 e N- 30), sulfato de amônio e ureia + enxofre. Nas duas safras, a volatilização de N-NH3 na semeadura foi praticamente insignificante, enquanto no estádio V4 a fonte que menos volatilizou foi o sulfato de amônio. A resposta em produtividade variou entre os anos, provavelmente em função da disponibilidade de N no solo e aspectos climáticos. Quando vantajoso economicamente, o uso do inibidor de urease e o sulfato de amônio proporcionam produtividades semelhantes à fonte ureia.

Palavras-chave : volatilização; inibidor de urease; sulfato de amônio; fertilizantes fluidos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português