SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue2Postharvest turgidity of chrysanthemums using the equipment Wiltmeter®Application of analogue brassinosteróide (Biobras 16®) germination and growth in vitro culture of zygotic embryos and acclimatization of bocaiuva author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

RIVAS, Mercedes; BARBIERI, Rosa Lía  and  MAIA, Luciano Carlos da. Melhoramento genético e utilização in situ de palmeiras. Cienc. Rural [online]. 2012, vol.42, n.2, pp. 261-269. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782012000200013.

A família das palmeiras (Arecaceae) é constituída por aproximadamente 3000 espécies, distribuídas principalmente nos trópicos e subtrópicos. Como fonte de uma variedade de produtos, contribuem para a economia mundial e local, e também para o modo de vida de várias pessoas. Historicamente, seu uso tem sido baseado em populações silvestres, mas também em domesticações locais. Muito poucas espécies estão submetidas a programas de melhoramento genético e são cultivadas a nível mundial. Este é o caso da palmeira de dendê (Elaeis guineensis), na qual consórcios de investimento e desenvolvimento investem altas quantias de dinheiro. Outro tipo de palmeira cultivada é a tamareira (Phoenix dactylifera), a qual foi domesticada milhares de anos atrás e cujo sucesso está baseado na exportação de produtos com reconhecimento mundial. Nesse caso, a produção está baseada em variedades tradicionais e os programas de melhoramento ainda são incipientes. Um terceiro grupo de palmeiras inclui aquelas espécies cujos produtos são obtidos e manufaturados para o desenvolvimento local. O objetivo desta revisão bibliográfica é contribuir para a análise de oportunidades e fragilidades no investimento em domesticação e programas de melhoramento das palmeiras com valor produtivo reconhecido.

Keywords : Arecaceae; Elaeis guineenis; Phoenix dactylifera; domesticação; manejo in situ.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English