SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue3Sterilization in queens by partial salpingectomy (including pregnant) versus ovariohysterectomyClassical nonlinear models to describe the growth curve for Murrah buffalo breed author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

NOGUEIRA, Mariana Gomes et al. Efeito de probiótico na infecção e excreção fecal de Salmonella em suínos. Cienc. Rural [online]. 2012, vol.42, n.3, pp. 514-519. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782012000300021.

A transmissão de Salmonella na cadeia produtiva de suínos é um problema de difícil controle. O objetivo do estudo foi avaliar o efeito da administração oral de probiótico sobre a ocorrência de infecção e excreção fecal de Salmonella em suínos em fase de crescimento. Os tratamentos consistiram de ração basal sem aditivos (controle) ou adicionada de probiótico (107ufc g-1 de células viáveis dos gêneros Bifidobacterium, Enterococcus, Lactobacillus e Saccharomyces). Foram alocados seis leitões de 50 dias em cada tratamento, com duas repetições por tratamento. Todos os animais foram inoculados com Salmonella Typhimurium (106ufc mL-1) após 14 dias do alojamento. Semanalmente, foram coletadas amostras de sangue e fezes e no dia 35 pós-inoculação os animais foram sacrificados e necropsiados. Os animais de ambos os tratamentos foram infectados por Salmonella e soroconverteram. Não houve diferença (P>0,05) entre os grupos nas médias de Salmonella, Enterococcus, Lactobacillus e coliformes totais nas fezes, porém a administração de probiótico resultou em menor frequência de isolamento de Salmonella a partir de fígado (P=0,04), linfonodos mesentéricos (P=0,04), pulmão (P=0,03) e baço (P=0,01). Conclui-se que os microrganismos probióticos testados não foram capazes de impedir a infecção ou a excreção fecal de Salmonella em suínos de crescimento, mas diminuíram o número de portadores em linfonodos mesentéricos.

Keywords : controle biológico; suínos em crescimento; soroconversão; portadores; linfonodos mesentéricos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese