SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue3Classical nonlinear models to describe the growth curve for Murrah buffalo breedAnimal welfare at pre-slaughter handling and the influence on pork meat quality and on stress physiological parameters author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

RIBEIRO, Ticiany Maria Dias et al. Carcaças e componentes não-carcaça de cordeiros terminados em pasto de azevém recebendo suplementação concentrada. Cienc. Rural [online]. 2012, vol.42, n.3, pp. 526-531. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782012000300023.

O trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a resposta das características objetivas e subjetivas das carcaças e dos não componentes da carcaça de cordeiros desmamados precocemente e terminados em pasto de azevém anual ao fornecimento crescente de suplemento concentrado (sem suplementação; 0,9%; 1,8% do peso corporal e ad libitum) na dieta. Os cordeiros foram abatidos ao atingirem 32kg de peso corporal e medidas corporais foram tomadas antes do abate. Após o abate, registraram-se os pesos da carcaça quente, do conteúdo digestivo e dos não-componentes da carcaça. As carcaças permaneceram por 24 horas em câmara fria a 5°C, obtendo-se o peso da carcaça fria. Obtiveram-se os rendimentos e as medidas objetivas e subjetivas das carcaças e, por cálculos, as compacidades de perna e carcaça. Os dados foram submetidos às análises de regressão e de correlação simples. A suplementação concentrada apresentou efeito linear positivo (P<0,05) sobre pesos e rendimentos de carcaça quente e fria, compacidade de perna e de carcaça, estado de engorduramento e conformação das carcaças. A oferta crescente de suplementação concentrada aos cordeiros jovens desmamados e terminados em pasto de azevém promoveu a obtenção de carcaças maiores e com rendimento superior, com melhor conformação e estado de engorduramento, podendo resultar em melhores oportunidades de comercialização e de preços pagos ao produtor.

Keywords : estado de engorduramento; peso de carcaça; rendimento de carcaça; vísceras.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese