SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número7Aleatoriedade e variabilidade produtiva de feijão-de-vagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ciência Rural

versão impressa ISSN 0103-8478

Resumo

TUNES, Lilian Madruga de et al. Tratamento de sementes de trigo com zinco: armazenabilidade, componentes do rendimento e teor do elemento nas sementes. Cienc. Rural [online]. 2012, vol.42, n.7, pp. 1141-1146. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782012000700001.

O objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos do tratamento de sementes de trigo com zinco na armazenabilidade, teor de zinco nas sementes e nos componentes de rendimento da cultura. As sementes foram recobertas com as doses 0, 1, 2, 3 e 4mL de sulfato de zinco (ZnSO4 kg-1) mais fungicida, polímero e água e, em seguida, foram armazenadas por seis meses, em ambiente sem controle de temperatura e umidade relativa do ar. Antes da semeadura, as sementes foram avaliadas pelo teste de germinação e, após a colheita pelos componentes do rendimento: número de espiguetas por planta, número de grãos por espigueta e peso de grãos por planta, sendo que, após o armazenamento de seis meses, avaliou-se o teor de zinco nas sementes. O recobrimento com zinco não prejudica a viabilidade das sementes de trigo armazenadas por seis meses, além de promover aumento no número de grãos por espigueta e no peso de grãos por planta. O teor de zinco nas sementes aumenta linearmente com o incremento das doses de ZnSO4 via recobrimento.

Palavras-chave : Triticum aestivum L.; tratamento de sementes; qualidade fisiológica; micronutriente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português