SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue8Toxicity and residual control of Plutella xylostella L. (Lepidoptera: Plutellidae) with Bacillus thuringiensis Berliner and insecticidesBioactivity of neem nanoformulations on tomato pinworm author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

ISHIKAWA, Mayra Suemy; FONSECA, Inês Cristina de Batista  and  IGARASHI, Seiji. Tratamento químico de sementes sobre o desenvolvimento de mancha marrom em plantas de trigo. Cienc. Rural [online]. 2012, vol.42, n.8, pp. 1341-1346. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782012000800002.

O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito dos fungicidas difenoconazole e carboxin + thiram aplicados em sementes de trigo cultivares 'CD 104' e 'OR Mirante', inoculadas com Cochliobolus sativus. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2x3 (2 cultivares e 2 fungicidas + testemunha sem controle) em sete repetições. O fungo foi isolado e reproduzido em meio de cultura BDA (batata-dextrose-ágar) e, posteriormente, multiplicado em sementes de trigo pré-cozidas, constituindo a fonte de inóculo. As avaliações foram do número de lesões na folha basal de cinco plantas por vaso aos 22, 25, 29, 31, 35 e 38 dias após a semeadura (DAS) e aos 41 dias foram avaliados o comprimento (cm), massa fresca (g) e seca (g) da parte aérea e das raízes. A partir das avaliações do número de lesões, também foi calculada a área abaixo da curva de progresso da doença (AACPD), cujos dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey, a 5% de probabilidade. A cultivar 'CD 104' foi mais suscetível ao patógeno do que 'OR Mirante'; difenoconazole foi eficiente no controle da doença na parte aérea, enquanto carboxin + thiram se igualou à testemunha; os dois fungicidas interferiram negativamente no desenvolvimento das plantas, uma vez que as médias de comprimento, massa fresca e seca da parte aérea e das raízes obtidas das sementes tratadas é inferior à média das sementes não tratadas.

Keywords : Triticum aestivum; Bipolaris sorokiniana; difenoconazole, carboxin + thiram.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese