SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue8Tiller removal does not increase maize grain yield, regardless of the sowing dateGermination and initial development of soybean seedlings and their transgenic derivatives in salt stress condition author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

BITTENCOURT, Sonia Regina Mudrovitsch de; GRZYBOWSKI, Camila Ribeiro de Souza; PANOBIANCO, Maristela  and  VIEIRA, Roberval Daiton. Metodologia alternativa para condução do teste de envelhecimento acelerado em sementes de milho. Cienc. Rural [online]. 2012, vol.42, n.8, pp. 1360-1365. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782012000800005.

Os testes de vigor são rotineiramente empregados em programas internos de controle de qualidade por empresas sementeiras. Para tanto, é necessária a escolha de métodos eficientes que possibilitem a obtenção de respostas rápidas para a tomada de decisões relacionadas ao manuseio, descarte e comercialização dos lotes de sementes. A pesquisa objetivou verificar a redução do período de execução do teste de envelhecimento acelerado (EA) em sementes de milho, empregando-se, para a avaliação do desempenho das sementes após o envelhecimento, o teste de tetrazólio - TZ (viabilidade e vigor) em substituição ao de germinação (TG) em 10 lotes de sementes de sete genótipos de milho, com e sem tratamento fungicida. Os dados obtidos com a metodologia proposta (EA+TZ) foram comparados com os valores determinados pelo teste de envelhecimento acelerado realizado com a metodologia tradicional (EA+TG). O uso do teste de tetrazólio (vigor), associado ao teste de envelhecimento acelerado, possibilitou a obtenção de informações semelhantes às fornecidas pelo teste de germinação empregado para o mesmo fim, reduzindo de oito para três dias o tempo necessário para a obtenção dos resultados em sementes de milho.

Keywords : Zea mays; vigor; teste de tetrazólio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese