SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue8Macronutrients availability in sugarcane varieties grown under increasing densities of Brachiaria brizanthaApplication of 1-methylcyclopropene, initial low oxygen stress and storage in ultralow oxygen on Fuji apples quality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

THOMAZ, Giovani Luiz; ZAGONEL, Jeferson; COLASANTE, Luiz Osvaldo  and  NOGUEIRA, Ranieri Ramos. Produção do girassol e teor de óleo nos aquênios em função da temperatura do ar, precipitação pluvial e radiação solar. Cienc. Rural [online]. 2012, vol.42, n.8, pp. 1380-1385. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782012000800008.

O presente estudo teve o objetivo de avaliar o efeito da temperatura do ar, precipitação pluvial e radiação solar, ocorridos em cada fase fenológica da cultura do girassol, na produção de aquênios, no teor de óleo dos aquênios e na produção de óleo do girassol. Foram conduzidos dez experimentos em intervalos de 20 dias, com início em 30/07/2007 e término em 28/01/2008. Cada experimento constituiu uma época de semeadura. Para verificar a normalidade dos erros e homogeneidade das variâncias, inicialmente, realizou-se uma análise individual por experimento para, em seguida, realizar análise conjunta. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso com quatro tratamentos (cultivares) e quatro repetições, em cada época de semeadura. Houve interação entre épocas de semeadura e cultivares para todas as variáveis estudadas. Foram feitas análises de correlação entre as variáveis meteorológicas e as de produção do girassol. A produção de aquênios, teor de óleo e produção de óleo nas cultivares de girassol foram mais elevados quando ocorreram temperaturas mais baixas na fase vegetativa, maiores precipitações pluviais na floração e maiores índices de radiação solar na fase vegetativa e de enchimento de aquênios.

Keywords : Helianthus annuus; rendimento de aquênios; rendimento de óleo; fase fenológica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese