SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue8Light quality and growth regulators on in vitro multiplication and rooting of blackberry 'Xavante'Biplot analysis: concepts, interpretations and uses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

OLIVEIRA, Andreya Kaliana de; COELHO, Maria de Fatima Barbosa; MAIA, Sandra Sely Silveira  and  DIOGENES, Francisco Esio Porto. Atividade alelopática de extratos de diferentes orgãos de Caesalpinia ferrea na germinação de alface. Cienc. Rural [online]. 2012, vol.42, n.8, pp. 1397-1403. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782012000800011.

A alelopatia pode afetar muitos aspectos da ecologia das plantas, incluindo a ocorrência, crescimento, sucessão de plantas, estrutura das comunidades, dominância, diversidade e produtividade. Neste trabalho, o objetivo foi avaliar o potencial alelopático de diversos órgãos de jucá (Caesalpinea ferrea) sobre a germinação de sementes e desenvolvimento de plântulas de alface (Lactuca sativa). Foi usado o delineamento experimental inteiramente casualizado no esquema fatorial 2x5, com dois métodos de extração (25 e 100°C) e cinco concentrações do extrato bruto (0, 25, 50, 75 e 100%) para cada órgão avaliado: folhas, cascas e vagens maduras de C. ferrea, em quatro repetições de 25 sementes da alface 'Mônica SF FI'. As características avaliadas foram porcentagem de germinação (PG), índice de velocidade de germinação (IVG), porcentagem de plântulas normais (PN) e anormais (PA), comprimentos da parte aérea (CPA) e da raiz (CR) de plântulas de alface. Os extratos de folhas e de vagens de C. ferrea obtidos a quente (100°C) reduziram a porcentagem de germinação de L. sativa em relação à testemunha (0%). Nas maiores concentrações dos extratos de todos os órgãos, houve alta PA (atrofiamento da raiz, queima e escurecimento da radícula, encurvamento do caulículo, geotropismo negativo) e menor CPA e CR, comparado à testemunha. Os extratos dos diferentes órgãos de C. ferrea apresentam atividade alelopática inibindo o desenvolvimento de plântulas de alface.

Keywords : Jucá; Lactuca sativa L.; aleloquimicos; planta daninha.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese