SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue8Telemetry in transmission of performance data of agricultural machines using GSM/GPRS and ZigBeeDensitometry of dorsal vertebrae, pleural bone and neural bone in healthy green sea turtles by quantitative computed tomography author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

DIAS, Natanael Lamas; FONSECA JUNIOR, Antônio Augusto; RODRIGUES, Daniel Sobreira  and  CAMARGOS, Marcelo Fernandes. PCR em tempo real para diagnóstico da leucose enzoótica bovina. Cienc. Rural [online]. 2012, vol.42, n.8, pp. 1434-1439.  Epub July 10, 2012. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782012005000053.

O objetivo deste trabalho foi realizar a validação de uma reação em cadeia da polimerase em tempo real com o sistema Plexor® (qPCR) para o diagnóstico da Leucose Enzoótica Bovina (LEB), por meio da comparação com testes de diagnóstico recomendados pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). A qPCR foi comparada com duas outras técnicas: a PCR nested (nPCR) e a imunodifusão em gel de ágar (IDGA). Das 82 amostras analisadas pela qPCR e nPCR, 79 apresentaram resultados concordantes, sendo a concordância, classificada pelo Índice Kappa, como alta. Entre as PCRs e a IDGA, o número de resultados concordantes foi de 71 e 69, respectivamente, para qPCR e nPCR, sendo a concordância classificada como considerável. A qPCR apresentou altos valores de sensibilidade e especificidade. Os valores preditivos da qPCR observados demonstraram a alta capacidade de classificação dos casos positivos e negativos. A qPCR não foi capaz de detectar três amostras positivas e tem custo ligeiramente superior que a nPCR. Entretanto, a qPCR é uma técnica mais rápida, menos susceptível a contaminações, tem alta sensibilidade, não utiliza e não gera resíduos carcinogênicos. Concluímos que a qPCR pode substituir a nPCR recomendada pela OIE no diagnóstico de rotina em áreas em que a LEB é endêmica, como no Brasil.

Keywords : BLV; validação; qPCR; nPCR; IDGA.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese