SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue8Apoptosis in experimental infection with Ehrlichia canis in domestic dogsPerennial tropical forage grasses establishment simultaneously with soybean and maize in northern of RS state, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

MARTINS, Carlos Eduardo Nogueira; QUADROS, Sérgio Augusto Ferreira de; TRINDADE, José Pedro Pereira  and  QUADROS, Fernando Luiz Ferreira de. Uso de algoritmo de otimização na determinação de tipos de animal funcional. Cienc. Rural [online]. 2012, vol.42, n.8, pp. 1464-1470.  Epub July 10, 2012. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782012005000054.

O presente trabalho teve como objetivo avaliar o uso de algoritmo de otimização na determinação de tipos funcionais de animais da raça Braford para diferentes condições ambientais. Foram utilizados algoritmos específicos de otimização por meio do progama computacional SYNCSA, com o objetivo de determinar subconjuntos ótimos de atributos que definem diferentes tipos funcionais, tendo em vista a eficiência de utilização da pastagem pelos animais. Tais algoritmos estão fundamentados na definição de matrizes de incidência que relacionam as variáveis de interesse. No presente estudo, a matriz B definiu a relação animais x medidas corporais; a matriz W, a relação produtividade acumulada x graus de sangue; e a matriz E, a relação graus de sangue x ambientes (com e sem restrição alimentar). Os resultados mostraram a existência de três tipos funcionais: animais de maior estrutura corporal; animais de estrutura intermediária e animais com menor estrutura, com exceção do atributo largura do peito. Os animais de maior estrutura corporal obtiveram 30 e 47,7kg a mais de terneiros desmamados, no ambiente sem restrição alimentar, que os animais de estrutura corporal média e pequena, respectivamente. No ambiente com restrição alimentar, o tipo de animal de estrutura média apresentou melhor desempenho produtivo, sendo este 18,5 e 36,8% superior aos tipos de maior e menor estrutura corporal, respectivamente. Os resultados deste trabalho demonstram que o algoritmo criado para determinação de tipos funcionais pode ser utilizado na busca do melhor biótipo animal para os diferentes sistemas de produção.

Keywords : ambiência; biótipo; interação animal-ambiente; nível alimentar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese