SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue8Digestibility of diets supplemented with phytase for pigs under different thermal environmentsExogenous enzymes in broilers fed diets: performance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciência Rural

Print version ISSN 0103-8478

Abstract

MATTARAIA, Vania Gomes de Moura  and  MOURA, Ana Silvia Alves Meira Tavares. Produtividade de ratos Wistar em diferentes sistemas de acasalamento. Cienc. Rural [online]. 2012, vol.42, n.8, pp. 1490-1496. ISSN 0103-8478.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782012000800026.

O objetivo foi avaliar a produtividade e uniformidade da produção de ratos Wistar (Rattus norvegicus) em três sistemas de acasalamento: monogâmico permanente, com um casal mantido permanentemente em cada gaiola; poligâmico permanente, com duas matrizes e um macho, mantidos permanentemente em cada gaiola; e poligâmico temporário, em que o macho foi mantido na gaiola com duas matrizes até a certificação de cada cópula e, em seguida, foi retirado, retornando após o desmame das ninhadas. Para isso, 69 fêmeas de 90 dias de idade (matrizes) foram aleatoriamente distribuídas nos três grupos. As avaliações compreenderam cinco ciclos reprodutivos por matriz. Foram obtidas ninhadas mais pesadas a desmama no sistema poligâmico temporário. Além disso, não houve mortalidade de matrizes neste sistema, o que é um indicador importante de bem estar animal. No sistema monogâmico permanente, o intervalo de tempo necessário para produzir um filhote desmamado por matriz foi menor que nos sistemas poligâmicos. Deve-se considerar, no entanto, que este sistema requer o dobro do número de gaiolas e de machos reprodutores que os poligâmicos. Portanto, o sistema poligâmico temporário pode ser recomendado nas colônias de expansão e produção de ratos Wistar, com a ressalva de que necessita de mão de obra qualificada para identificação de cópula nas matrizes e manejo de rotação dos machos.

Keywords : acasalamento monogâmico; poligâmico; mortalidade; peso da ninhada; Rattus norvegicus.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese     · press release in English | Portuguese